Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca
 
  • Início
  • Rancho Folclórico
  • Festa das Rosas
  • Vila Franca
  • Livro  de Visitas
  • Contatos
 

Festa das Rosas


 
 
Historial
A arte floral
Os cestos floridos
Galeria

 

Historial

 

A devoção à Senhora do Rosário, orago da principal festa de Vila Franca, nasce em 1622 ano em que foi fundada a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, por Frei Bartolomeu, religioso da Ordem dos Beneditinos.

A quando da sua criação, ficou estabelecido nos estatutos da Confraria que, no dia da festa de Nossa Senhora do Rosário, as mordomas, que eram escolhidas entre as famílias mais ricas da terra, teriam de oferecer a senhora um ramo de flores. Se não o fizessem ser-lhes-ia aplicada uma coima aplicada uma coima que equivalia a um arrátel (cerca de quatrocentas e cinquenta gramas) de cerra.

De forma a cumprir a promessa e também para não serem sujeitas a vergonha que é ter de pagar a coima, as mordomas, começaram a oferecer simples ramos de flores, com o passar do tempo, por vaidade e por concorrência entre elas, começou a ser trilhado um caminho que levou a criação das verdadeiras obras de arte que são hoje oferecidas a Senhora.

Assim a seguir aos ramos, começaram-se a usar os cestos, depois passou-se a dar forma as flores e anos depois os primeiros desenhos de flores começaram aparecer. Por essa altura ainda não existiam as armações nos cestos, estas terão aparecido por por volta dos anos 30.

Actualmente a oferta dos cestos a Nossa Senhora do Rosário está rodeada de uma festa grandiosa e mediática que ultrapassou já as fronteiras nacionais.

Ao longo de todos estes anos de festa, já passaram varias dezenas de bandas filarmónicas tanto nacionais como internacionais.

Também durante a festa se realiza o já tradicional festival de folclore, que a convite do Rancho Folclórico de Vila Franca tem acolhido grupos nacionais e internacionais, desta forma tem passado por esta festa uma diversidade imensa de trajes, usos e costumes que só engrandecem esta já grandiosa festa.

Como em todas as tradicionais festas do Minho, também em Vila Franca encontramos as vendedeiras, as doceiras, as famosas "tascas" de comes e bebes, as diversões para todas as idades, entre muitas outras atracções, que fazem da festa das rosas o ponto mais alto desta freguesia.

 

"A festa das rosas é a "Nossa Festa", Símbolo de uma das terras mais lindas da Ribeira Lima, aldeia de gente boa e trabalhadora e de emigrantes espalhados pelos cinco continentes, terra de mulheres bonitas e de jovens que sonham com um futuro em que se possam realizar e manter pelos séculos, através das gerações vindouras, o nome da pequena aldeia do Minho, em que nasceram." N. Lima de carvalho.

 


Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca